Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

sábado, 29 de dezembro de 2018

Entenda de uma forma simples o que são macro e micronutrientes

Para os que buscam uma vida saudável, é de extrema importância entender o que são os nutrientes, entender quais os tipos e claro, suas funções no organismo

Primeiramente, entenda o que é são nutrientes

Nutrientes são compostos fundamentais para o organismo, não só do homem como de qualquer ser vivo. Encontrados naturalmente nos alimentos, têm a função de manter o organismo nutrido e papel importante na atividade metabólica. Dessa forma, são responsáveis por promover a boa atividade do organismo, possibilitando-o de realizar suas funções básicas. Classificam-se em macronutrientes e micronutrientes, cada um com diferentes papéis no organismo.

Micronutrientes

Os micronutrientes são divididos em vitaminas e minerais.

Vitaminas: Este grupo compreende as vitaminas A, as do complexo B, as vitaminas C,D,E e K, cada uma com uma função. Ainda classificam-se de acordo com sua solubilidade, sendo lipossolúveis (solúveis em gordura), como as vitaminas A,D,E, e K. Já as do complexo B e a C são as vitaminas hidrossolúveis (dissolvem-se em água). As vitaminas são fundamentais para a visão, imunidade,crescimento,saúde da pele, cabelo, entre outros. Um fato interessante é que muitas pessoas não consomem a quantidade diária recomendada de vitaminas, podendo desenvolver problemas relacionados à saúde. Para isso, existem os multivitamínicos, suplementos que ajudam a bater as doses recomendadas para o homem.

Minerais: Os sais minerais são substâncias inorgânicas que desempenham variadas funções nos organismos de todos os seres vivos. Temos como exemplo:

Cálcio: Importante constituinte dos ossos, encontrado em leite e derivados,brócolis e espinafre, por exemplo.

Fósforo: Participa do metabolismo das células, sendo encontrado em ovos e salmão.

Potássio: Atua na contração muscular e tem a banana como sua mais conhecida fonte.

Sódio: Regula a quantidade de líquidos no organismo. É componente importante do sal de cozinha.

Zinco: Participa na produção de proteínas, encontrado em carne de porco e iogurtes.

Macronutrientes

Os macronutrientes são divididos em proteínas, carboidratos e lipídios. São eles quem estabelecem a quantidade de calorias ingeridas na alimentação, uma vez que os lipídios apresentam 9 calorias por grama, enquanto proteínas e carboidratos possuem 4 calorias por grama, ambos.

Gorduras: Importantes fontes de energia, são muitas vezes vistas como vilãs, pois ninguém quer ter aquela gordurinha exposta no corpo. No entanto, fazem muito bem ao corpo se consumidas moderadamente, pois são muito importantes para nossos hormônios, substâncias vitais. O problema está no crescente consumo de gordura pela sociedade, levando a um considerável superávit, o qual não é acompanhado com atividades físicas. 

Proteínas: Fundamentais na construção e reparação muscular, são as queridinhas dos praticantes de musculação. Compostas por aminoácidos, são encontradas no leite, carnes, peixes, ovos, entre outros. É muito comum a suplementação de proteínas, com o famoso whey protein, que nada mais é que a proteína do soro do leite, só que em pó. Também há suplementação com albumina, a proteína da clara do ovo. Tanto o whey como a albumina apresentam ótimos valores biológicos, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas.

Clara de ovo: Rica em Albumina
Carboidratos: São ótimas fontes de energia  e sua ausência no corpo humano trás diversos problemas. Por isso não é recomendado as famosas dietas "low carb", que caracterizam-se pela drástica redução da quantidade ingerida de carboidratos. Porém, seu excesso pode provocar um aumento de peso, aumento de tecido adiposo (gordura), aumento de colesterol sanguíneo, sonolência, hiperglicemia (excesso de glicose no sangue) o que consequentemente pode provocar diabetes. Isto ocorre porque as pessoas não utilizam este carboidrato à proporção que o ingerem. Uma boa saída é a prática de exercícios físicos, os quais levam o corpo a utilizar mais a energia, tanto de gorduras como carboidratos. Uma ótima ideia para quem quer perder peso. 
Também é importante escolher os tipos de carboidratos, e suas fontes. Por exemplo, evitar o consumo de açúcar, é uma boa escolha para sua saúde. Este carboidrato pode ser substituído por carboidratos de boas fontes alimentares, como batata, arroz e aveia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário